Total de visualizações

Ads

  • Salmo 133

    Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre. Salmos 133:1-3

  • Habacuque 2:2

    "Então o SENHOR me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo".

  • João 10

    Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Por causa dessas palavras, houve outra dissensão entre os judeus. João 10:18,19

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

DEIXE JESUS COMANDAR O SEU BARCO.

MARCOS 4:35-41
Foto: Blog Deleites da Alma

Não é novidade para ninguém: vivemos em um país cheio de problemas! Saúde Pública, Social, educação entre outros. Milhões de pessoas procuram, desesperadamente, as soluções para as suas dificuldades e segurança.  

Diante disso estão surgindo cada vez mais igrejas adeptas simonistas, que estão interessadas em números e não em pregar o verdadeiro evangelho, utilizando estratégias de marketing explorando o tema solução de problemas. Vergonhosamente, uma igreja que se diz cristã tem utilizado placas com esta frase: Pare de Sofrer! (dando a falsa ideia de que uma pessoa em companhia de Cristo passa a ser isenta de sofrimentos).  

Antes de iniciar gostaria que o leitor veja o sinônimo de:
Simonia é a venda de favores divinos, bençãos, cargos eclesiásticos, prosperidade material, bens espirituais, coisas sagradas, objetos ungidos, etc. em troca de dinheiro. É o ato de pagar por sacramentos e consequentemente por cargos eclesiásticos ou posições na hierarquia da igreja. A etimologia da palavra provém de Simão Mago, personagem referido nos Atos dos Apóstolos (8, 18-19), que procurou comprar do Apostolo Pedro o poder de transmitir pela imposição das mãos o Espírito Santo ou de efetuar milagres.

Alguns vendem o Evangelho como mercadoria e ainda utilizam propaganda enganosa para isto. Vejamos neste texto o resultado verdadeiro de contarmos com Jesus no barco (ou seja: junto de nós).

Não temos garantia de ausência de problemas (v. 37) 

Os discípulos estavam literalmente com Jesus no barco (estavam cruzando o Mar da Galileia). A presença física de Jesus não lhes garantiu a ausência de problemas (quase foram a pique). Não foi um probleminha que eles enfrentaram: 
a) O texto original fala de um grande vento – um megalê anemou; 
b) A palavra megalê ou mega passou para o português como um prefixo que confere a ideia de muito grande como: megaempresário; megamercado e outros; algo que vai além do super;
c) Em outras palavras, os discípulos, mesmo com Jesus, enfrentaram um “megavento”, algo terrível que em Mt 8:24, no original, é chamado de maremoto (seismos – de abalo sísmico). 

Eles não foram os únicos nem os últimos a contarem com a presença de Jesus e passarem por grandes dificuldades  
a) Na Igreja Primitiva. 
b) Na História do Cristianismo. 
c) Nos primeiros missionários no Brasil. 
d) Na atualidade – exemplos pessoais ou da Igreja Local). 

Ninguém se iluda, a vida cristã não é um mar de rosas e muitas vezes é uma verdadeira guerra, a Bíblia e a prática nos mostram que nunca tivemos a garantia de ausência de problemas!  

Não ficamos dispensados de fazer a nossa parte (vs. 38 e 40)  

Os discípulos apavorados diante do grande problema pensaram que não havia mais saída. Logo estão acordando Jesus, que dormia no barco, e cobrando dele uma solução (Eles disseram no v.38b: Não te importa que pereçamos?!) Como quem diz: Faça alguma coisa para nos salvar! 

Os Discípulos não Estavam Dispensados de Fazer a Parte que lhes Cabia?


O que eles não tinham percebido é que não estavam dispensados de fazer a parte deles. Algumas versões mostram que Jesus os chamou de tímidos (v.40), não é o ideal. Outras de medrosos e, com base no original, é possível dizer que Jesus os chamou de covardes (deiloi). Não era hora de ficarem desesperados como ficaram, mas sim de exercitarem a fé que diziam ter. 

Nós Também não Estamos Dispensados de Fazer a Parte que nos Cabe? 



Reclamar com Jesus em meio às dificuldades (dizer: o Senhor não se importa com o que está me acontecendo?) é o mesmo que declarar a nossa total falta de fé. Na hora da dificuldade é que realmente temos a chance de demonstrar a qualidade de nossa fé. Não seja covarde, diante das dificuldades demonstre que confia em Jesus. Faça a sua parte: creia! 

Temos a garantia de um final feliz? (v. 39) 

Com Jesus no barco (junto conosco) não temos a garantia de ausência de problemas, nem somos dispensados de fazer a nossa parte, crer sempre, mas temos a garantia de um final feliz. Aquele megaproblema que os discípulos enfrentavam, o maremoto, para Jesus não era nada. 
Com seu poder e autoridade repreendeu o vento e o mar e logo tudo ficou muito calmo (v. 39). O texto mostra que o maremoto não se tornou apenas em bonança mas sim em grande bonança (aparece, mais uma vez, a palavra mega), Jesus transformou um megaproblema em megasolução, tenho a impressão de que aquelas águas nunca estiveram tão calmas antes. Por mais terrível que seja a tempestade que você enfrenta ela pode ser transformada em calmaria (calmaria espantosa que só pode ser criada por um poder sobrenatural como o de Jesus). 
3.6. Quem conta com Jesus no barco chegará a um porto seguro, sempre terá um final feliz

  • Talvez alguém possa pensar: Mas, pelo que ouvimos na mensagem, nem sempre o cristão termina bem. (puro engano – quem está com Jesus, ainda que morra, termina bem, pois está com aquele que tem autoridade sobre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos – Ele nos garante a vitória e vida eterna!).  
  • Naquela ocasião, com a demonstração de poder, os discípulos ficaram com mais medo do que já estavam. Aparece pela terceira vez no texto a palavra mega (ficaram com grande temor – v. 41a).
  • Eles ainda estavam em dúvida a respeito de quem era Jesus (v. 41b) e ficaram assustados (megaamedrontados) com a presença Divina no barco.  
  • Nós não precisamos temer, sabemos pela Bíblia quem é Jesus e temos a certeza que com Ele no barco, mesmo enfrentando terríveis tempestades, chegaremos ao céu onde está a verdadeira felicidade!  
  • Ele mesmo nos alertou dizendo: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!(João 16:33). Fiquemos firmes com o vencedor no barco, mesmo sofrendo, e alcançaremos a vitória!
  • Busque na palavra de Deus os questionamentos que houver sempre.

Que tenhamos uma Semana Abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Torrents